terça-feira, 14 de agosto de 2012

Metodología y didáctica de la educación superior - Profa Viviana Mancovsky

Segue aqui mais dois textos que a profa Viviana Mancovsky me mandou por mail, esse material não foi trabalhado em sala, e pode ser acessado em:

http://pt.scribd.com/doc/102827444 - Algo me empuja a dejar de ser docente y al mismo tiempo a seguir siendolo -  Silvia Duschatzky

http://www.scribd.com/doc/102827492/Que-es-la-buena-ensenanza-BAIN-2012 - Que es la buena enseñanza - BAIN - 2012

Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

domingo, 12 de agosto de 2012

XIV Congresso Estadual APAEs SC - Janaina Copetti

Segue aqui a indicação da colega Janaina Copetti o XIV Congresso Estadual APAEs SC, acesse o link:

http://congressoapaejoinville.com.br/programacao-geral/








A compreensão do mundo da inclusão é uma necessidade ao trabalho de qualidade, como o desenvolvido pela profa. Janaina em Itapema SC. Parabéns.

Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Gestão do Sistema Educativo - Paulo Roberto de Araujo

Segue aqui a contribuição do colega Paulo Roberto de Araujo para o trabalho em Gestão do Sistema Educativo, a troca de informações e pontos de vista enriquece a todos. 
Obrigado Paulo pela ajuda.


Aluno: Paulo Roberto de Araujo
Professora: Dra. Karina Nossar
Disciplina: Gestão do Sistema Educativo
Tarefa: 

Reflexione sobre La relación entre El estado y El sistema educativo. Qué opinón Le merecen las reformas educacionales en América Latina em las últimas décadas?       

Pilar Pozner faz uma abordagem crítica sobre a forma como as escolas têm sido geridas na América Latina. Sua intenção é mostrar que os modelos tradicionais oferecidos pelas escolas de administração, não contemplam a realidade dos sistemas educativos. As unidades escolares necessitam de um modelo de gestão que respeite suas peculiaridades, que não sejam vistas como meras estruturas organizacionais à semelhança das empresas, as quais geram produtos ou serviços para consumo imediato, ou seja, de satisfação imediatista, descartável e volátil. Sob sua ótica a escola não é, principalmente, uma prestadora de serviços educacionais, mas é, sobretudo, um espaço de formação cidadã em seu sentido mais amplo.
 Pozner propõe que o sistema educativo passe por uma significativa transformação e que no centro desta sejam postos objetivos desafiantes, tais como: qualidade para todos, profissionalização dos docentes em todos os níveis e estruturação de escolas inteligentes. Também, que haja maior presença do educativo nas questões administrativas. A autora nos convida a uma reflexão sobre quais seriam os indicadores mais relevantes, em termos de América Latina, com vistas a modificar, melhorar e organizar o sistema educativo.
 Sob sua ótica, faz-se necessário descartar um modelo administrativo burocratizado, hierarquizado, excessivamente regulamentado, o qual inibe a participação criativa e contribuição com idéias inovadoras por parte de seus distintos atores. Colaboração parece ser a palavra chave de sua proposta de uma gestão educativa estratégica. Para tanto é indispensável que se adote uma postura descentralizadora no que diz respeito à tomada de decisão. Para que a escola se desenvolva como uma organização inteligente, capaz de atingir seus objetivos, é necessário estabelecer uma relação de interdependência entre os atores que protagonizam o sistema educativo.
 Para Pilar Pozner o sistema educativo existente na América Latina ainda está atrelado à concepções antigas, seguindo modelos administrativos ditados por uma concepção mercadológica e não como produtora de conhecimento, nem como agente de transformação social. Persiste, ainda, uma ordenança hierarquizada, onde as pessoas cumprem tarefas; onde os sujeitos, objetivos, recursos, estratégias e fins, possuem pouca articulação entre si.  Falhas na comunicação sobrecarregam esforços individuais, impedindo que a instituição obtenha êxito.
A autora propõe uma forma de gestão pensada para as instituições de ensino, que respeite suas peculiaridades, que lhes confira autonomia, respeitando as diferenças sociais sem ter a pretensão de compensá-las; que reconheça, inclusive, seus contextos geográficos, suas necessidades regionais. Sugere, ainda, que a participação do Estado seja de maneira não linear, de cima para baixo, mas participativa e colaborativa. Que se entenda a gestão do sistema educativo como um trabalho de equipe, onde as decisões não partem de uma só cabeça, mas que permite compartilhar conhecimento e experiências individuais para a construção de um projeto coletivizado.
 O desenho idealizado por Pozner, com respeito a gestão educativa estratégica, prevê três componentes atuando sinergicamente: Pensamento sistêmico e estratégico, liderança pedagógica e aprendizagem organizacional. O pensamento sistêmico sugere que se veja a educação como um processo composto por várias fases distintas, mas que atuam de maneira interdependente e que envolvem os atores internos e externos da escola. A liderança pedagógica promove a motivação, o estabelecimento de metas, a orientação, a delegação, a negociação, a cooperação e outros. Conforme palavras da própria autora “Las de liderazgo dinamizam las organizaciones educativas para recuperar el sentido y la  misión pedagógica desarrollada a partir de objetivos tendientes a lograr aprendizages potentes y significativos para todos los Estudiantes.” A aprendizagem organizacional pressupõe o desenvolvimento de novas competências profissionais e interpessoais, com vistas a atingir os resultados pensados estrategicamente.
 A conclusão a que se pode chegar das idéias e propostas de Pilar Pozner, é que o sistema educativo deve ser pensado sob uma concepção sistêmica, em que todos os envolvidos devem trabalhar de forma conjunta e cooperativa. As escolas latino-americanas carecem passar por um processo de transformação, cambiando seu formato organizacional empresarial, desenhado para um sistema capitalista e que reforça as desigualdades, para um formato de gestão descentralizado, que respeita as diferenças sociais e forma cidadãos capazes de transformar suas próprias realidades. A gestão estratégica do sistema educativo é possível, desde que se obedeça ao princípio da colaboração, do trabalho em equipe onde todos empreendem esforços para atingir objetivos compartilhados.

Bons estudos.
Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Trabalho de Gestión del Sistema Educativo - Profa Karina


Segue aqui as questões da avaliação da profa. Karina Nossar de Gestión del Sistema Educativo.

1- A partir da leitura do artigo de Pozner,explique as diferenças entre Administração Escolar e Gestão Educativa Estratégica.

2- A partir da leitura do artigo de Espinosa reflita sobre a relação entre o Estado e o Sistema Educativo.

3- Enumere e argumente quais são a seu modo,os principais desafios de um sistema educativo na atualidade.

Bons estudos.
Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Tribo Indígena Wai-Wai/Interior de Roraima - Eva Seiberlich

Mais uma contribuição da colega Eva, ela em visita a tribo indígena Wai-Wai/Interior de Roraima.

















Que nossos conhecimentos e vontade nos leve longe para ajudar ao próximo.

Boa semana.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Patrimonio de La Humanidad - Eva Seiberlich

Aqui segue uma indicação da colega Eva Seiberlich sobre grandes patrimônios da Humanidade, que pode ser acessado em:


É legal que possamos trocar materiais, que podem ser usados em aulas ou mesmo para ampliar nossos conhecimentos. 

Agradeço a Eva.

Um abraço.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Projeto de Lei do Senado, nº 399 de 2011 - Validação Mestrado

Segue aqui o arquivo repassado pela colega Joicy Midia Macedo sobre o projeto de lei que tramita no Senado brasileiro sobre a validação dos diplomas no Mercosul, pode ser acessado em:

http://pt.scribd.com/doc/102709676

É legal ficar sempre atento as discussões sobre essa temática, e aos colegas que já validação ficamos no aguardo de dicas e informações para isso.

Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Onde estudamos - UDE - Montevideo - Uruguai


A UDE - Universidad de la Empresa nosso casa por 20 dias. Segue aqui uma apresentação institucional, cedida pela profa. Patricia Viera, que pode ser acessada em:

http://pt.scribd.com/doc/102709323

Maiores informações: http://www.ude.edu.uy/

Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Turma XC - Entrega de trabalhos



Olá colegas segue abaixo o cronograma de entrega de trabalho, que possamos entrar em contato para trocar pontos de vista, traduções, reflexões, sugestões e enriquecer nossa vivência acadêmica.



Turma Mestrado XC

Professor
Data de entrega
Formato
Categoria
Fundamentos da Educação - Patrícia
30/08/12
Artigo
Individual
Taller de Investigação -Sanguinetti
31/10/12
Projeto de Pesquisa
Individual
Reforma do Sistema Educativo -  Mabel/Enrique
30/09/2012
3 Questões/
Exemplificações
Individual
Gestão Sistema Educativo - Karina
Breve (O quanto antes)
3 Questões
Individual
Didática e Metodologia do Ensino Superior -Viviana
01/09/2012
Exposição
Grupo/
(individual)

 Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Metodología y didáctica de la educación superior - Profa Viviana Mancovsky

Segue aqui o material trabalhado pela Profa Viviana Mancovsky.

http://pt.scribd.com/doc/102303404 - Programa da disciplina
http://pt.scribd.com/doc/102303401 - Primer Encuentro Con Dibujo de Goy
http://pt.scribd.com/doc/102303406 - Situaciones para analizar la practica docente

Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Gestión del Sistema Educativo - Profa Karina Nossar Toranza

Segue aqui o material trabalhado pela profa. Karina Nossar Toranza.

http://pt.scribd.com/doc/102302533 - Estado Sociedad Espinoza
http://pt.scribd.com/doc/102302542 - Gestión de la educación y de la cultura organizativa - Módulo II - Glosario
http://pt.scribd.com/doc/102302745 - Los retos de la educación en la Modernidad Líquida
http://pt.scribd.com/doc/102302757 - O novo sistema de avaliação e acreditação do ensino superior
http://pt.scribd.com/doc/102302782 - Problemas de la gestión educativa

Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reformas del Sistema Educativo - Profs. Enrique Martínez Larrechea y Mabel Dávila



 Segue aqui o material trabalhado pela profa. Mabel Dávila.

Programa de disciplina:
http://pt.scribd.com/doc/102190312

Bibliografia:
http://pt.scribd.com/doc/102190450 - Barsky
http://pt.scribd.com/doc/102190458 - Sigal
http://pt.scribd.com/doc/102190464 - del bello
http://pt.scribd.com/doc/102190469 - Fanelli
http://pt.scribd.com/doc/102190479 - Barsky
http://pt.scribd.com/doc/102190486 - Alvarez y Davila
http://pt.scribd.com/doc/102190519 - Barsky
http://pt.scribd.com/doc/102190527 - Davila
http://pt.scribd.com/doc/102190567 - Fernandez
http://pt.scribd.com/doc/102190594 - Barsky Davila
http://pt.scribd.com/doc/102190605 - Davila Martinez Larrechea
http://pt.scribd.com/doc/102190639 - Brunner Ries
http://pt.scribd.com/doc/102190651 - Burton Clark Fabio Garcia Reis
http://pt.scribd.com/doc/102190662 - Castells Globalizacion Id y Estado
http://pt.scribd.com/doc/102190738 - Cavarozzi M Clave Del Largo Plazo
http://pt.scribd.com/doc/102190828 - CINDA Informe de La ES Brunner2011
http://pt.scribd.com/doc/102190844 - Dávila posgr Arg y Brasil
http://pt.scribd.com/doc/102190872 - Fanelli Gestion de Las Universidad
http://pt.scribd.com/doc/102190878 - GARRETON Cambios sociales actores
http://pt.scribd.com/doc/102190884 -  GARRETON En que sociedad viviremos
http://pt.scribd.com/doc/102190900 - Gibbons
http://pt.scribd.com/doc/102190996 - Informe Educacion Superior AL 2007
http://pt.scribd.com/doc/102191014 - Internacionalizacion Marquis Gguad
http://pt.scribd.com/doc/102191038 - JJ Brunner
http://pt.scribd.com/doc/102191048 - La institucionalidad de la acreditación
http://pt.scribd.com/doc/102191063 - Morin Edgar - Los 7 Saberes
http://pt.scribd.com/doc/102191117 - Schwartzman Capes 2010
http://pt.scribd.com/doc/102191159 - Schwartzman Universidad Ydesarrollo
http://pt.scribd.com/doc/102191162 - Schwarzman Pol Edu AL
http://pt.scribd.com/doc/102191179 - Weber Max - El Politico Y El Cientifico

Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Taller de Investigación - Luis Miguel Sanguinetti Gemino



Segue aqui o material trabalhado pelo prof. Luis Miguel Sanguinetti Gemino, um professor que nos fez pensar muito sobre nossos temas, objetos de pesquisa, validade, métodos e relevância.

Programa da disciplina.
http://pt.scribd.com/doc/102186977

Slides trabalhados em sala.
http://pt.scribd.com/doc/102187160 - Slide 1
http://pt.scribd.com/doc/102187325 - Slide 2
http://pt.scribd.com/doc/102187480 - Slide 3
http://pt.scribd.com/doc/102187634 - Slide 4
http://pt.scribd.com/doc/102187802 - Resumo

Trabalho em equipe.
http://pt.scribd.com/doc/102186995 - Avaliação

http://pt.scribd.com/doc/102187954 - texto: Educación y Valores
http://pt.scribd.com/doc/102187949 - texto: Controles Del MEC
http://pt.scribd.com/doc/102187957 - texto: Evaluacion en linea a alumnos
http://pt.scribd.com/doc/102187952 - texto: Crisis Edilicia a Nivel Publico
http://pt.scribd.com/doc/102187947 - texto: Casos de Plagio en Univesidades
http://pt.scribd.com/doc/102187958 - texto: Paro de Actividades de Docentes
http://pt.scribd.com/doc/102187959 - texto: Ruptura Del Acuerdo Educativo

Autoevaluacion de Proyectos de Investigacion
http://pt.scribd.com/doc/102188970 - Como fazer um projeto de investigação

Avaliação da disciplina.
http://pt.scribd.com/doc/102186968


Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Taller de Investigación - Prof Manuel Díaz Molina

Segue aqui o material trabalhado pelo prof. Manuel Díaz Molina
e uma interessante apostila sobre Estatística.

http://pt.scribd.com/doc/102186368 (apostila estatística)

Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

domingo, 5 de agosto de 2012

Fundamentos de la Educación - Prof. Joni Ocaño

O grupo XC não teve o privilégio de ter aulas com o Prof. Joni Ocaño, mas os colegas da turma XD mencionaram que ele é um excelente professor. Seguem aqui os textos trabalhados em sua disciplina, se alguém tiver algo a mais envie para mim.

http://pt.scribd.com/doc/102109747
http://pt.scribd.com/doc/102109749
http://pt.scribd.com/doc/102109750
http://pt.scribd.com/doc/102109752
http://pt.scribd.com/doc/102109759

Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

Fundamentos de la Educación – Profa. Patricia Viera

Fundamentos de la Educación – Profa. Patricia Viera

Segue aqui os textos trabalhados pela profa. Patrícia Vieira.

http://www.scribd.com/doc/102108715/Interlocucoes-pedagogicas-Dermeval-Saviani
http://pt.scribd.com/doc/102109048
http://pt.scribd.com/doc/102109169

Bons estudos.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

CENSUPEG - Recomendações da Bárbara


Prezados/as Mestrandos/as,

Seguem algumas recomendações para a viagem à Montevidéu-Uruguai.

1. DOCUMENTO DE VIAGEM
O documento ideal de viagem é o passaporte, pois, através desse documento, se inicia o processo posterior de validação do curso no Brasil. Caso não tenha sido possível a obtenção desse documento para esta primeira viagem, a entrada no Uruguai poderá ser feita com a Carteira de Identidade Civil! Destacamos a palavra civil para alertar os alunos que possuem Carteira de Identidade emitida pela Ordem/Conselho de sua respectiva profissão, que esse documento tem validade apenas no Brasil!
Mesmo em relação à Carteira de Identidade Civil, a mesma não deve ter data de emissão superior a 10 (dez) anos pois, já houveram casos em que alunos não puderam embarcar em função da “idade da Carteira”.

2. SEGURO MÉDICO
A Universidad de la Empresa disponibiliza aos alunos, serviço de atendimento médico de emergência nas dependências da Universidade.Os Hotéis, em sua maioria, também disponibilizam esse tipo de serviço.
O serviço é similar ao realizado no Brasil e atende apenas emergências, prestando primeiros socorros e, se for o caso, encaminhando a pessoa para um Hospital. Se o aluno não possui seguro médico, é encaminhado a um Hospital Público. Se o aluno possui seguro médico, é encaminhado a um Hospital Particular por conta desse seguro!
Em função do número de dias que se permanece no Uruguai, em função da diferença de alimentação, de clima, do stress do estudo, etc., é possível que ocorra a necessidade de atendimento médico. Se esse atendimento for simples, não há nenhum problema, no entanto se houver necessidade de internamento é que se verifica – primordialmente – a necessidade de um seguro médico internacional.
O Valor é variado e pode ser obtido junto à sua operadora de viagem, ao seu banco ou seguradora de confiança.
Recomendamos um seguro que tenha uma cobertura em torno de US$ 30.000, pois este é um padrão internacional.
Assim que providenciar seu Seguro Saúde, informe para a Universidade – no mesmo endereço eletrônico que recebeu a Carta de Boas Vindas - os dados do mesmo.
Se não fizer a comunicação sobre o seguro com antecedência, faça-o logo que chegar a Montevidéu.
Também é bom comunicar ao Hotel, no qual se hospedará os dados de seu Seguro Saúde.
3. MEDICAMENTOS
Se fizer uso contínuo de algum medicamento, não se esqueça de levar consigo a quantidade necessária para o período que for permanecer em Montevidéu.
Aconselhamos, além disso, levar receita médica com indicação não apenas do nome comercial do produto, mas também com a composição do medicamento. Assim sendo, se houver necessidade de compra no Uruguai o processo será facilitado.
Lembre-se de tomar os devidos cuidados no transporte desses produtos, especialmente no momento de embarque aéreo, pois há restrições no transporte de líquidos na bagagem de mão. Se for o caso, despache o medicamento tomando o cuidado de providenciar embalagem adequada.

4.MOEDA
Nesse item contamos com a colaboração de alunos, que nos auxiliam com sua experiência.
A premissa, nesse item, é evitar o câmbio e recâmbio! Se a compra de bem ou serviço for feita em Pesos Uruguaios, é melhor pagar em Pesos, se for feita em Dólar Americano, é melhor pagar em Dólar.
Para todas as despesas em dólar, o uso do Cartão de Crédito Internacional é o recomendável, pois, no momento do pagamento da fatura no Brasil, o cálculo é feito com base no dólar oficial o que é benéfico!
Quanto a levar em espécie, sugerimos o Real! Vocês podem ir fazendo câmbio aos poucos (tanto em dólar quanto em pesos) e, ao final, não precisarão ficar com uma moeda que somente utilizarão daqui a seis meses.
Se forem sacar (dólar, peso) de seu Cartão de Crédito Internacional, programe-se com seus gastos para evitar repetidos saques uma vez que as operadoras de cartão cobram taxas para esse serviço.

5.BANCOS
Em Montevidéu estão presentes os Bancos ABN Amro Bank; Banco Santander, Banco HSBC e o Banco Itaú. Não há Banco do Brasil.
Se possuem contas nestes bancos, favor consultar sua gerência sobre operações possíveis em Montevidéu, a partir de sua conta corrente no Brasil.

6.CARTÕES DE CRÉDITO
Geralmente todos os estabelecimentos aceitam Cartões de Crédito Internacional. Sempre é bom consultar o estabelecimento antes de efetuar o gasto, pois isto evita constrangimentos. Esta é a forma mais segura para arcar com as despesas na estadia, pois evita o transporte de moeda em espécie.

7. ALIMENTAÇÃO
A disponibilidade de alimentação nos arredores da UDE é farta e variada tanto em termos da espécie de alimentação como de valores.
Recomendamos cuidados nos primeiros dias, pois a alimentação é diferente da nossa.
Em relação a temperos, se utiliza pouco. Há uma cultura instalada quanto ao uso de temperos nos alimentos e, dessa maneira, normalmente se utiliza apenas o sal (pouquíssimo sal).
Na própria Universidade há uma cantina que serve lanches e pequenas refeições.

8. TRANSPORTE EM MONTEVIDÉU
Essa questão é bastante vantajosa, pois os táxis em Montevidéu são muito baratos.
Há também o transporte coletivo com uma cobertura em todo o Município.
Para o transporte aeroporto/hotel/aeroporto bem como, para passeios mais longos fora de Montevidéu, aconselhamos que a contratação de Remises. São táxis especiais, mais confortáveis e com valores acessíveis, às vezes até mais baratos que os táxis.
Para o transporte do Aeroporto ao Hotel, na sua chegada, sugerimos que contratem esse serviço.
A empresa que atende a Universidad de la Empresa – UDE no transporte dos professores, chama-se “Grupo IAN Remises” e seu proprietário é o Senhor Carlos.
Seu e-mail é carlosian@adinet.com.uy . Seu telefone celular é 00 XX 598 99 680 897.
Enviaremos seu endereço eletrônico a ele que fará contato oferecendo seu serviço. Se forem várias pessoas de um grupo, ele disponibiliza veículos maiores.
Caso ele não faça contato, mandem e-mail solicitando o serviço e perguntem o valor do mesmo.

9.DICIONÁRIO
Um bom dicionário português/espanhol é recomendável. Sugerimos que o aluno compre um que possa transportar consigo durante as aulas.

10.NOTEBOOK
Para quem possui este equipamento, é de extrema utilidade principalmente à noite no hotel para elaboração de trabalhos e apresentações.
Além disso, em todas as dependências da Universidade e praticamente em todos os Hotéis o serviço de Internet está disponível gratuitamente.
Apenas alertamos para problemas que surgem durante as aulas, na quais os alunos estão acessando seus e-mail e sites diversos causam reclamação dos professores.
Recomendamos também, que levem a nota fiscal do equipamento para evitar transtornos nas aduanas. Se não possuir Nota Fiscal, antes de embarcar no Brasil, faça o registro do equipamento na Delegacia da Receita Federal!

11. SEGURANÇA
O aluno deve tomar cuidado com sua segurança pessoal bem como de seus pertences, especialmente com equipamentos caros (notebook, calculadoras, etc.) bem como: jóias, dinheiro e cartões de crédito.
Lembre-se que você está indo para estudar e, nesse caso, alguns objetos são desnecessários. Se leva-los, solicite ao Hotel que disponibilize cofre para guarda dos objetos.
            Ao sair à rua, não o faça em horários inadequados e, especialmente à noite, evite sair sozinho pois, como em qualquer lugar do mundo, isso se torna perigoso.
            Quando sair, não leve vários cartões de crédito e nem muito dinheiro, apenas o necessário para as suas despesas do dia-a-dia.
            A incidência de assaltos não é alarmante e Montevidéu é considerada uma das cidades mais seguras do mundo, no entanto, há que se tomar cuidado especialmente em determinados horários.
            Devemos ter o mesmo cuidado que temos em nossas cidades no Brasil!

12. VOLTAGEM
            A voltagem em Montevidéu é de 220 volts.
            As tomadas são do tipo “3 pinos” (em linha) o que geralmente causa transtornos para o uso de nossos equipamentos. Sugerimos carregar consigo pelo menos uma tomada “T” compatível com seu equipamento.

13. CHAMADAS TELEFÔNICAS
            As chamadas diretas do Uruguai para o Brasil são realizadas marcando os números 00 55 + código de área + nº do telefone. As chamadas a cobrar são realizadas via Embratel discando para o número 000455.
            Do Brasil para o Uruguai as chamadas para telefones fixos são feitas marcando os números 00 598 + número do telefone. Para celulares devem ser marcados os números 00 598 + o número do celular sem o zero que o precede.

14. CLIMA - TEMPERATURA
            O clima em Montevidéu, no mês de julho, costuma ser frio, com baixas temperaturas. É comum nesta época, temperaturas baixas que podem chegar a 10 Graus.
            Alertamos, especialmente aos alunos do Norte e Nordeste, que se previnam com roupas adequadas ao frio.
            Sugerimos que todos consultem a internet em período mais próximo da viagem para saber como está a temperatura.

15. SETORES DA UNIVERSIDADE E RESPECTIVOS CONTATOS
            A partir de agora, os senhores terão contato com várias pessoas e setores dentro da Universidade. Para conhecer as autoridades da UDE, todos podem acessar o site www.ude.edu.uy – Institucional – Autoridades.

16. LOCAL DAS AULAS.
As aulas serão ministradas na sede central da UDE, na Rua Soriano, 959.
Telefone 00 XX 5982 900-2442


Forte Abraço.

Profª. Bárbara Madalena Heck
Coordenadora de Mestrado e Formação Continuada
Telefone para contato: (47) 3028.6808 | 3028.0868 

CENSUPEG - Mensagem do Sandro


Prezado(a) Mestrando(a), 

Queremos desejar-lhe Boas-Vindas e agradecer por ter nos escolhido para contribuir na sua formação pessoal e profissional. Hoje atuamos em 120 regiões nos estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MG e PA e agora também no URUGUAI.
Assim como nossa equipe, a Universidad de La Empresa – UDE, parceira do CENSUPEG, está altamente preparada para atendê-lo(la) com qualidade, humanização nos processos e excelência nos serviços,  com escopo em nossos valores, quais sejam: ações educativas, valorização e contribuição para o desenvolvimento do capital intelectual, solidariedade, gestão participativa e sustentabilidade.
Tudo isso reforça ainda mais nossos compromissos com você pela credibilidade e reconhecimento que adquirimos ao longo dos anos, em especial porque somos conveniados a Universidades idôneas, devidamente credenciadas no MEC e também respeitadas nacional e internacionalmente.
Em nome do CENSUPEG,  desejamos que este curso lhe proporcione novos olhares sobre o seu processo de formação profissional, que lhe mostre caminhos para um melhor desempenho de suas habilidades e competências bem como ajude cada um de nós a sermos melhores na condição pessoal e ética nos diferentes papéis sociais que desempenhamos.
Sucesso! Estaremos sempre  à disposição, primeiramente através da Coordenação de Mestrado e toda equipe dos setores Pedagógico, Acadêmico e Financeiro.
Cordialmente,

Prof. Msc. Sandro Albino Albano
Direção Geral CENSUPEG 

Turma XC (Educação) - Cronograma das Aulas

Devido ao imprevisto da falência da empresa Pluna (transporte aéreo) nosso início foi um pouco conturbado, mas adequado cada caso, as aulas iniciaram na quarta-feira dia 11/7, o ritmo foi intenso.  A relação das aulas e profs. da turma XC seguem abaixo.

11-07 – Início (grupo C e D unidos) - Fundamentos de la Educación – Patricia Viera
14-07 - Taller de Investigación - Luis Miguel Sanguinetti Gemino18-07 - Taller de Investigación -  Manuel Díaz Molina
19-07 - Reforma del Sistema Educativo – Enrique Martínez Larrechea / Mabel Dávila
23-07 - Gestión del Sistema Educativo - Karina Nossar Toranza
25-07 - Metodología y Didáctica de la Educación Superior - Viviana Mancovsky
27-07 – Retorno ao Brasil.

   

Patricia Viera

Luis Miguel Sanguinetti Gemino

Manuel Díaz Molina



Enrique Martínez Larrechea
Mabel Dávila
Karina Nossar Toranza


Viviana Mancovsky


 Aos colegas da demais turmas, repassem para mim, como foram seus cronogramas para que eu possa postar.

Um abraço.

Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História