Obrigado Paulo pela ajuda.
Aluno: Paulo Roberto de Araujo
Professora: Dra. Karina Nossar
Disciplina: Gestão do Sistema
Educativo
Tarefa:
Reflexione sobre La relación entre El estado y El sistema educativo.
Qué opinón Le merecen las reformas educacionales en América Latina em las
últimas décadas?
Pilar
Pozner faz uma abordagem crítica sobre a forma como as escolas têm sido geridas
na América Latina. Sua intenção é mostrar que os modelos tradicionais
oferecidos pelas escolas de administração, não contemplam a realidade dos sistemas
educativos. As unidades escolares necessitam de um modelo de gestão que
respeite suas peculiaridades, que não sejam vistas como meras estruturas
organizacionais à semelhança das empresas, as quais geram produtos ou serviços
para consumo imediato, ou seja, de satisfação imediatista, descartável e
volátil. Sob sua ótica a escola não é, principalmente, uma prestadora de
serviços educacionais, mas é, sobretudo, um espaço de formação cidadã em seu
sentido mais amplo.
Pozner
propõe que o sistema educativo passe por uma significativa transformação e que
no centro desta sejam postos objetivos desafiantes, tais como: qualidade para
todos, profissionalização dos docentes em todos os níveis e estruturação de
escolas inteligentes. Também, que haja maior presença do educativo nas questões
administrativas. A autora nos convida a uma reflexão sobre quais seriam os
indicadores mais relevantes, em termos de América Latina, com vistas a
modificar, melhorar e organizar o sistema educativo.
Sob
sua ótica, faz-se necessário descartar um modelo administrativo burocratizado,
hierarquizado, excessivamente regulamentado, o qual inibe a participação
criativa e contribuição com idéias inovadoras por parte de seus distintos
atores. Colaboração parece ser a palavra chave de sua proposta de uma gestão
educativa estratégica. Para tanto é indispensável que se adote uma postura
descentralizadora no que diz respeito à tomada de decisão. Para que a escola se
desenvolva como uma organização inteligente, capaz de atingir seus objetivos, é
necessário estabelecer uma relação de interdependência entre os atores que
protagonizam o sistema educativo.
Para
Pilar Pozner o sistema educativo existente na América Latina ainda está
atrelado à concepções antigas, seguindo modelos administrativos ditados por uma
concepção mercadológica e não como produtora de conhecimento, nem como agente
de transformação social. Persiste, ainda, uma ordenança hierarquizada, onde as
pessoas cumprem tarefas; onde os sujeitos, objetivos, recursos, estratégias e
fins, possuem pouca articulação entre si.
Falhas na comunicação sobrecarregam esforços individuais, impedindo que
a instituição obtenha êxito.
A
autora propõe uma forma de gestão pensada para as instituições de ensino, que
respeite suas peculiaridades, que lhes confira autonomia, respeitando as
diferenças sociais sem ter a pretensão de compensá-las; que reconheça,
inclusive, seus contextos geográficos, suas necessidades regionais. Sugere,
ainda, que a participação do Estado seja de maneira não linear, de cima para
baixo, mas participativa e colaborativa. Que se entenda a gestão do sistema
educativo como um trabalho de equipe, onde as decisões não partem de uma só
cabeça, mas que permite compartilhar conhecimento e experiências individuais
para a construção de um projeto coletivizado.
O
desenho idealizado por Pozner, com respeito a gestão educativa estratégica,
prevê três componentes atuando sinergicamente: Pensamento sistêmico e
estratégico, liderança pedagógica e aprendizagem organizacional. O pensamento
sistêmico sugere que se veja a educação como um processo composto por várias
fases distintas, mas que atuam de maneira interdependente e que envolvem os
atores internos e externos da escola. A liderança pedagógica promove a
motivação, o estabelecimento de metas, a orientação, a delegação, a negociação,
a cooperação e outros. Conforme palavras da própria autora “Las de liderazgo dinamizam las organizaciones educativas para
recuperar el sentido y la misión
pedagógica desarrollada a partir de objetivos tendientes a lograr aprendizages
potentes y significativos para todos los Estudiantes.” A aprendizagem
organizacional pressupõe o desenvolvimento de novas competências profissionais
e interpessoais, com vistas a atingir os resultados pensados estrategicamente.
A
conclusão a que se pode chegar das idéias e propostas de Pilar Pozner, é que o
sistema educativo deve ser pensado sob uma concepção sistêmica, em que todos os
envolvidos devem trabalhar de forma conjunta e cooperativa. As escolas
latino-americanas carecem passar por um processo de transformação, cambiando seu
formato organizacional empresarial, desenhado para um sistema capitalista e que
reforça as desigualdades, para um formato de gestão descentralizado, que
respeita as diferenças sociais e forma cidadãos capazes de transformar suas
próprias realidades. A gestão estratégica do sistema educativo é possível,
desde que se obedeça ao princípio da colaboração, do trabalho em equipe onde
todos empreendem esforços para atingir objetivos compartilhados.
Bons estudos.
Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História
Prof. de História
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