domingo, 12 de agosto de 2012

Gestão do Sistema Educativo - Paulo Roberto de Araujo

Segue aqui a contribuição do colega Paulo Roberto de Araujo para o trabalho em Gestão do Sistema Educativo, a troca de informações e pontos de vista enriquece a todos. 
Obrigado Paulo pela ajuda.


Aluno: Paulo Roberto de Araujo
Professora: Dra. Karina Nossar
Disciplina: Gestão do Sistema Educativo
Tarefa: 

Reflexione sobre La relación entre El estado y El sistema educativo. Qué opinón Le merecen las reformas educacionales en América Latina em las últimas décadas?       

Pilar Pozner faz uma abordagem crítica sobre a forma como as escolas têm sido geridas na América Latina. Sua intenção é mostrar que os modelos tradicionais oferecidos pelas escolas de administração, não contemplam a realidade dos sistemas educativos. As unidades escolares necessitam de um modelo de gestão que respeite suas peculiaridades, que não sejam vistas como meras estruturas organizacionais à semelhança das empresas, as quais geram produtos ou serviços para consumo imediato, ou seja, de satisfação imediatista, descartável e volátil. Sob sua ótica a escola não é, principalmente, uma prestadora de serviços educacionais, mas é, sobretudo, um espaço de formação cidadã em seu sentido mais amplo.
 Pozner propõe que o sistema educativo passe por uma significativa transformação e que no centro desta sejam postos objetivos desafiantes, tais como: qualidade para todos, profissionalização dos docentes em todos os níveis e estruturação de escolas inteligentes. Também, que haja maior presença do educativo nas questões administrativas. A autora nos convida a uma reflexão sobre quais seriam os indicadores mais relevantes, em termos de América Latina, com vistas a modificar, melhorar e organizar o sistema educativo.
 Sob sua ótica, faz-se necessário descartar um modelo administrativo burocratizado, hierarquizado, excessivamente regulamentado, o qual inibe a participação criativa e contribuição com idéias inovadoras por parte de seus distintos atores. Colaboração parece ser a palavra chave de sua proposta de uma gestão educativa estratégica. Para tanto é indispensável que se adote uma postura descentralizadora no que diz respeito à tomada de decisão. Para que a escola se desenvolva como uma organização inteligente, capaz de atingir seus objetivos, é necessário estabelecer uma relação de interdependência entre os atores que protagonizam o sistema educativo.
 Para Pilar Pozner o sistema educativo existente na América Latina ainda está atrelado à concepções antigas, seguindo modelos administrativos ditados por uma concepção mercadológica e não como produtora de conhecimento, nem como agente de transformação social. Persiste, ainda, uma ordenança hierarquizada, onde as pessoas cumprem tarefas; onde os sujeitos, objetivos, recursos, estratégias e fins, possuem pouca articulação entre si.  Falhas na comunicação sobrecarregam esforços individuais, impedindo que a instituição obtenha êxito.
A autora propõe uma forma de gestão pensada para as instituições de ensino, que respeite suas peculiaridades, que lhes confira autonomia, respeitando as diferenças sociais sem ter a pretensão de compensá-las; que reconheça, inclusive, seus contextos geográficos, suas necessidades regionais. Sugere, ainda, que a participação do Estado seja de maneira não linear, de cima para baixo, mas participativa e colaborativa. Que se entenda a gestão do sistema educativo como um trabalho de equipe, onde as decisões não partem de uma só cabeça, mas que permite compartilhar conhecimento e experiências individuais para a construção de um projeto coletivizado.
 O desenho idealizado por Pozner, com respeito a gestão educativa estratégica, prevê três componentes atuando sinergicamente: Pensamento sistêmico e estratégico, liderança pedagógica e aprendizagem organizacional. O pensamento sistêmico sugere que se veja a educação como um processo composto por várias fases distintas, mas que atuam de maneira interdependente e que envolvem os atores internos e externos da escola. A liderança pedagógica promove a motivação, o estabelecimento de metas, a orientação, a delegação, a negociação, a cooperação e outros. Conforme palavras da própria autora “Las de liderazgo dinamizam las organizaciones educativas para recuperar el sentido y la  misión pedagógica desarrollada a partir de objetivos tendientes a lograr aprendizages potentes y significativos para todos los Estudiantes.” A aprendizagem organizacional pressupõe o desenvolvimento de novas competências profissionais e interpessoais, com vistas a atingir os resultados pensados estrategicamente.
 A conclusão a que se pode chegar das idéias e propostas de Pilar Pozner, é que o sistema educativo deve ser pensado sob uma concepção sistêmica, em que todos os envolvidos devem trabalhar de forma conjunta e cooperativa. As escolas latino-americanas carecem passar por um processo de transformação, cambiando seu formato organizacional empresarial, desenhado para um sistema capitalista e que reforça as desigualdades, para um formato de gestão descentralizado, que respeita as diferenças sociais e forma cidadãos capazes de transformar suas próprias realidades. A gestão estratégica do sistema educativo é possível, desde que se obedeça ao princípio da colaboração, do trabalho em equipe onde todos empreendem esforços para atingir objetivos compartilhados.

Bons estudos.
Ivan Ferreira de Araujo
Prof. de História

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